Segundo um estudo do Dr. Manuel de Paiva Boléo, os nomes dos dias da semana em português devem-se à influência do sistema enumerativo judaico. Para melhor compreendermos, mostra-nos o paralelismo entre o calendário cristão no seu livro "Os nomes dos dias de semana em português":
sabbatum - (feria septima) ou sabbatum
prima sabbati - feria secunda
secunda sabbati - feria tertia
etc.
Como vemos, os Judeus tinham (e têm) o sábado como o dia de oração. Depois, começava a semana de trabalho. Os cristãos tinham (e têm) o domingo (= dia do Senhor) como o dia de oração. Depois, começa a semana de trabalho.
Este nosso sistema enumerativo dos dias da semana teria tido origem no sistema enumerativo dos dias da semana entre os judeus. Para este sistema, teria contribuído também o sistema enumerativo dos Mouros.
A palavra latina feria, ou talvez melhor feriae no plural, significa o/s dia/s de descanso, de repouso em honra dos deuses, para os Romanos.
Os dias latinos de feriae, da Igreja, referiam-se inicialmente aos dias festivos da Páscoa e do Pentecostes. Estas feriae, dias festivos, duravam mais de um dia. Depois o uso de feria/feriae generalizou-se e transmitiu-se aos outros dias da semana, excepto ao domingo e ao sábado. Daqui, segunda-feira, etc. Cf. Respostas Anteriores.