«Desde a oposição»
«O grupo vencido recusou-se a adoptar atitude defensiva e, desde a oposição, partiu para o ataque.»
Minha dúvida prende-se ao uso de “desde”. Entendo que essa preposição pressupõe o início de uma ação, e seu emprego só é permitido caso o pensamento se complete com outra preposição (“até”, “a”) que indique o fim da mesma ação. (exemplos: «Desde Paris até Dacar, o piloto teve inúmeros problemas mecânicos»; «Desde Janeiro até Setembro, não tive notícias dele»; «Desde o número 1 ao número 10 da revista, não encontrei referências ao tema de meu interesse»).
No exemplo em epígrafe, não se tem uma idéia de chegada a um ponto predeterminado, nem tampouco de término de qualquer ação. «Desde a oposição» sugere que os oposicionistas ocupam um posto fixo, no qual empreenderão sua táctica política: partir para o ataque. Não se supõe que o «grupo vencido» emigre para qualquer outro lugar ou estado. Portanto, o “desde”, nesse caso específico, prescinda da complementação representada pelas preposições “até” ou “a”.
Pergunto, pois, se está correto o emprego de “desde”, no exemplo dado. Caso esteja incorreto, que outra preposição poderia ser adotada, sem prejuízo da ênfase que se pretende atribuir à idéia de pertencer à oposição?
