1. Na primeira hipótese, o adjunto adverbial («decerto»), por se apresentar antecipado, talvez devesse ser isolado por vírgula: «decerto, podem ser difíceis», conforme nos diz a Nova Gramática do Português Contemporâneo. No entanto, a mesma obra diz também que, «quando os adjuntos adverbiais são de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo), se costuma dispensar a vírgula». Na segunda forma, parece haver um contágio da estrutura «é certo que podem ser difíceis». Se nesta estrutura temos duas orações («é certo» + «podem ser difíceis») unidas pela conjunção que, na construção *«decerto que podem ser difíceis» a intervenção da mesma conjunção é desnecessária, dado que estamos na presença de apenas uma oração, não havendo outra para conjuntar.
2. Neste caso, pode escrever de ambas as maneiras. De forma geral, os pronomes átonos (como esse me) podem colocar-se antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise), ou até no meio do verbo (mesóclise). Veja, por favor, a nossa resposta anterior A colocação dos pronomes átonos, para ficar a saber as regras dessa colocação. Nesta situação concreta, o pronome pode ir antes do verbo: «Não me quiseram levar»; ou depois dele: «Não quiseram levar-me.»
Não obstante o que atrás se disse, o critério mais lógico é aproximar os clíticos (como também se chama a estes pronomes estruturalmente dependentes de uma forma verbal) do verbo a que dizem respeito. Neste caso, seria: «Não quiseram levar-me.»
3. Pode introduzir o discurso directo por meio de um travessão. E, se não recorreu à mudança de linha para indicar que tal discurso terminou, deve usar o mesmo sinal para esse efeito:
– És parvo! – disse a Luísa.
Outra opção é marcar o discurso directo por meio de aspas, seguindo fora delas o que não faz parte desse discurso:
«És parvo!», disse a Luísa.
4. Uma nota extra: reparei em que usou uma sublinha (ou “underscore”, cf. O "underscore" inglês) quando queria usar um travessão. É realmente uma maçada que os teclados dos computadores não tenham uma tecla que corresponda a este sinal de pontuação. A maneira mais fácil de contornar este problema é deixar premida a tecla Alt enquanto se digita, no teclado numérico, 0150.