DÚVIDAS

«Custa-me a perceber…»

Leio a seguinte frase num artigo de Manuel Alegre (in "Expresso" de 28 de Fevereiro): «Eu gosto de V.G.M. [Vasco Graça Moura]. Mas custa-me a perceber como é que uma pessoa de tão alto espírito desce por vezes a uma prosa de caserna.»
A frase que, essa sim, me custa perceber num poeta e prosador da estirpe de Manuel Alegre é exactamente aquele seu «custa-me a perceber»...
Estarei certo ou errado, estimado Ciberdúvidas?
Os meus agradecimentos antecipados.

Resposta

Está errado, caro consulente, está errado o que diz. Efectivamente, o verbo custar no sentido de «ser difícil», «ter dificuldade em» tanto se pode empregar com a preposição a como sem ela. Acerca da legitimidade desse emprego, poderá consultar Cândido de Figueiredo, Problemas de Linguagem I, ou Heráclito Graça, Factos da Linguagem, cap. 20, p. 131. Exemplos do emprego deste verbo com a preposição a aparecem no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa: «Custa-me a acreditar que ele tenha dito isso. Custou-lhe a encontrar a solução para o problema.»
Permito-me aconselhá-lo, prezado consulente, a não duvidar da correcção da escrita de Manuel Alegre, um dos maiores vultos de sempre da Literatura Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa