Crioulo de Ceilão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Crioulo de Ceilão

Qual a situação atual do dialeto crioulo português do Sri Lanka? Ainda é usado com regularidade? Quais os principais centros onde ele ainda é falado?

Ivan Guimarães MendesÉmerson Santiago Silva Brasil 5K

Referi-me ultimamente ao crioulo de Ceilão (nome vernáculo da ilha referida), indicando até o melhor livro sobre o assunto, ou seja o «Dialecto Indo-Português de Ceilão», por Monsenhor Sebastião Rodolfo Dalgado, Lisboa, Imprensa Nacional, 1900. O grande orientalista refere-se-lhe como «português corrupto» que «falava e ouvia falar na cidade de Colombo, quando vigário geral e superior da missão portuguesa de Ceilão», treze anos antes de largar a ilha, e cita que «o indo-português é mais ou menos entendido por todas as classes na ilha», sendo até 1886 a língua favorita da igreja portuguesa da capital, acrescentando que «sempre foi empregada como meio de pregação e da propaganda pelas missões protestantes». Desconheço a situação actual.

F. V. Peixoto da Fonseca