Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Corrupio, com "u"

Corropio, ou corrupio? Tenho dúvida porque não me soou muito bem ao ler uma notícia na revista Sábado em que utilizavam a palavra corrupio. Penso ser corropio o termo correcto. Mas, como acabei por ficar baralhada, por favor, elucidem-me.

Paula Pereira Porto, Portugal 8K

Corrrupio, com"u". Substantivo derivado do verbo corrupiar, igualmente com "u", com origem no latim corripĕre, com o sentido original de «apressar o passo».

Corrupio, conforme abonação do Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, tem as seguintes aceções: «1. jogo de crianças em que se anda à roda velozmente; 2. espécie de cata-vento de papel; 3. vira-vento; 4. rodopio; 5. redemoinho». E tem ainda o sentido figurado de «roda-viva; afã». 

Da mesma família de corrupiar e  de corrupio, temos ainda o regionalismo corrupia («criança traquina»), e o termo da ornitologia corrupião (pássaro  da família dos Icterídeos, de plumagem geral preta, vulgar no Norte do Brasil).

 

[Resposta atualizada em 26/10/2016]

C. M.
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo