DÚVIDAS

Constructo e construtivismo

Numa entrada do Ciberdúvidas de 1998, Amílcar Caffé, face à questão sobre a forma correcta de escrever a palavra constructo (constructo ou construto), indicava que o dicionário Aurélio aceitava as duas formas, constructo e construto. No entanto, dava a preferência a constructo – forma que acreditava ser a única aceite no nosso país.

A questão que coloco prende-se com a palavra construtivismo que no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa surge sem c. Uma vez que me parece que as palavras constructo e construtivismo poderão ter a mesma origem, será aceitável que num caso empreguemos a letra c e noutro não?

Resposta

Constructo (ou construto, embora a primeira forma seja a preferida tanto no dicionário Aurélio como no Hoauiss) e construtivismo são palavras com origem semelhante, mas que ganharam significados diferentes – daí a manutenção da diferença na grafia.

Constructo : 1. «construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples, para ser parte de uma teoria» 2. «objeto de percepção ou pensamento formado pela combinação de impressões passadas e presentes» (in Houaiss), provindo originariamente do latim 'constructus', entrou na língua portuguesa pelo termo inglês "construct". Como forma de indicar o conceito que lhe deu origem, mantém o c mudo.

Construtivismo (ou construtividade): de construtivo + sufixo -ismo, termo com várias acepções, tanto da História como das Artes ou da Política.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa