DÚVIDAS

«Combate à fome e à miséria…»

Senhores, meu nome é Roberto Carriel, sou técnico em telecomunicações e resido em São Paulo – Brasil. Gostaria de vossa ajuda, com relação ao uso da crase na seguinte frase: «O mais recente êxito de Lula na ordem internacional foi o discurso proferido na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, quando propôs a criação de um comité de chefes de Estado para dinamizar as ações de combate à fome e à miséria em todo o mundo.»

Pergunto: Os sinais indicativos de crase em «combate à fome e à miséria» podem ser eliminados sem prejuízo para a correção do período. Certo ou errado?

Desde já, muito obrigado.

Resposta

Julgamos que não estamos perante uma questão de correcção ou incorreccão. Estamos perante uma situação de intensificação.

Se dissermos: «... dinamizar as acções de combate a fome e a miséria...», a frase é muito mais frouxa.

A contraccão da preposição e dos artigos tem duas vantagens: primeira, sobe o tom; segunda, os artigos consolidam e concretizam os substantivos.

Vamos apresentar outros casos de intensificação:

a) Ele combate a fome.
b) Ele combate contra a fome.
c) Ele dá combate à fome.

As frases b) e c) não são mais intensas do que a frase a)?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa