DÚVIDAS

«Capelo de elmo»

Na terra da minha mulher existe um local que as pessoas antigas designam por “capelo de elmo”. Não consegui que essas pessoas me indicassem um significado para a frase; inclusivamente não conhecem a ortografia.
Pronunciam “capelo d'elme”; como se trata de Alcains, concelho de Castelo Branco, julgo que posso levar em conta o hábito local de “finalizar” as palavras com a letra “e”, ao jeito do general Ramalho Eanes.
Após consultar vários dicionários e enciclopédias, verifico que a tradução literal de cada palavra não me satisfaz, na construção da frase, pois ambos os termos significam cobertura para a cabeça. Julgo, no entanto, que o significado deverá ser “versado em elmos”, uma vez que “capelo de” também significa pessoa muito versada num determinado conhecimento. Será, assim, legítimo considerar que naquele local existiu, em tempos passados, alguém versado na arte de fazer elmos? Sendo Alcains terra de canteiros, julgo, faz todo o sentido terem existido bons mestres na arte de trabalhar o ferro, os quais dariam o necessário apoio na construção de peças metálicas para uso no trabalho das pedreiras e, quem sabe, de entre eles existia um “doctor” na arte de fazer elmo. Pode ser?

Resposta

A questão proposta não se limita ao campo linguístico. Ela é sobretudo do domínio da História.
É possível que haja alguma lenda que se relacione com esse lugar ou alguns vestígios relacionados com esta denominação.
A palavra capelo é de origem latina e pode significar: capuz; espécie de capa ou murça que os doutores vestem em cerimónias solenes; chapéu cardinalício; e, até, elmo, como se pode ler em "O Bobo" de Alexandre Herculano.
Elmo é uma protecção para a cabeça que fazia parte do equipamento dos cavaleiros. Tem por origem a palavra germânica "helm". Este vocábulo é conhecido em Portugal desde o século XII.
No "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, há um frade guerreiro que tem um casco (ou capacete) por baixo do seu capelo (ou capuz).
Podemos admitir duas hipóteses que não se excluem.
1.ª – Os frades guerreiros usariam um capelo (capuz) sobre o elmo.
2.ª – O próprio elmo também seria designado por capelo (cobertura para a cabeça) de elmo (de ferro).
Quanto ao capelo ser de um académico, é uma hipótese muito pouco provável, visto que nos estamos a referir a uma zona rural.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa