DÚVIDAS

Bucal / oral

Ao visitar uma página argentina li que a "Sociedad Argentina de Cirurgía Bucal" se chama assim desde que, depois de uma consulta à Academia de Letras (Argentina, suponho), soube que era um erro dizer "oral" referindo-se à boca.

Sou médico dentista e gostava que me apontassem a luz para a região oral? Bucal?

Muito obrigado.

Resposta

A palavra bucal provém do latim buccale- (relativo a boca) e a palavra oral, do francês oral, este derivado culto do latim os, oris, que significa “boca”.

Em português, as palavras bucal e oral significam ambas “relativo ou pertencente à boca”. Portanto, não é erro dizer oral referindo-se a algo relativo à boca.

No entanto, estas duas palavras têm empregos próprios.

O termo bucal é utilizado na designação dos aspectos físicos relativos à boca e sua anatomia, como se verifica, por exemplo, nos seguintes termos de anatomia e de zoologia: artéria bucal, glândulas bucais, mucosa bucal, nervo bucal, apêndice bucal, armadura bucal, disco bucal, fenda bucal, sifão bucal, ventosa bucal.

O adjectivo oral diz respeito à função que a boca desempenha, aos aspectos mais genéricos, abstractos e abrangentes, e não à sua anatomia. Na área da saúde, são utilizados, por exemplo, os termos cavidade oral e higiene oral.

Quanto à região, creio que tanto pode ser oral como bucal, dependendo do que pretende designar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa