"Brasil Colônia/Colónia" ou "Brasil-Colônia/Colónia" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
"Brasil Colônia/Colónia" ou "Brasil-Colônia/Colónia"

Gostaria de saber se os termos "Brasil Colônia", "Brasil República" e "Brasil Império" devem ser grafados com hífen.

Nos livros de história, esses termos aparecem sem hífen, mas, na minha opinião, deveria haver. Como não encontrei resposta a essa dúvida nas gramáticas e nos manuais consultados e tenho urgência em saber a grafia correta dessas palavras, recorro a vocês. Peço-lhes também a indicação de uma fonte (gramática ou manual de redação) em que tais termos apareçam grafados da forma correta.

Grata.

Cristiane Dias Brasil 6K

Segundo o acordo ortográfico de 1945, ainda em vigor, entre os vários usos do hífen encontra-se este respeitante à dúvida da consulente: usa-se nas palavras compostas em que entram dois ou mais substantivos, em que o conjunto dos elementos forma um sentido único ou uma aderência de sentidos, como por exemplo: carta-postal, couve-flor, decreto-lei, jardim-escola, navio-escola, etc.

As denominações de Brasil-Colónia, Brasil-República e Brasil-Império não vêm inseridas num contexto onde se possa ver a situação em que estão empregadas para se concluir se formam um sentido único ou não, uma aderência de sentidos ou não. Parece que formam, mas não podemos ter a certeza. E se realmente formam, e os Brasileiros é que sabem, então escrever-se-á Brasil-Colónia, Brasil-República e Brasil-Império.

José Neves Henriques