Bacalhau à Brás ou bacalhau à Braz? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bacalhau à Brás ou bacalhau à Braz?

Encontrei "Bacalhau à Braz" num material que tenho de corrigir para um curso de Português da BBC. Qual é a forma correta: Brás ou Braz? Num livro da Maria de Lurdes Modesto encontrei Brás.

Desde já muito obrigada pela vossa ajuda profissional.

Maria A. Fremlin Professora Inglaterra, ReinoUnido 7K

Ambas as grafias são correntemente usadas. Na Internet, existe uma certa preferência para escrever Bacalhau à Braz, que aparece o dobro das vezes de Bacalhau à Brás. Pensando em casos análogos como o de gaz e gás, ananaz e ananás, Luiz e Luís, Tomaz e Tomás, Diniz e Dinis, podemos dizer que a grafia com -s é a mais actual. A corroborar esta opinião está o disposto no Acordo Ortográfico de 1990, não outorgado:

«Distinção gráfica entre s final de palavra e x e z com idêntico valor fónico: aguarrás, aliás, anis, após, atrás, através, Avis, Brás, Dinis, Garcês, gás, Gerês, Inês, íris, Jesus, jus, lápis, Luís, país, português, Queirós, quis, retrós, revés, Tomás, Valdês; cálix, Félix, Fénix, flux; assaz, arroz, avestruz, dez, diz, fez (substantivo e forma do verbo fazer), fiz, Forjaz, Galaaz, giz, jaez, matiz, petiz, Queluz, Romariz, [Arcos de] Valdevez, Vaz. A propósito, deve observar-se que é inadmissível z final equivalente a s em palavra não oxítona: Cádis, e não Cádiz.».

Brás é acentuado, ao contrário de Braz, porque todas as oxítonas acabadas em -a- ou -as, -e- ou -es- e -o- ou -os- são acentuadas.

Quanto à história do “Bacalhau à Braz”, diz-se que Braz era o nome de um taberneiro do Bairro Alto que teve a brilhante ideia de misturar bacalhau desfiado com batatas fritas e ovos mexidos.

Maria Celeste Ramilo