“Assamaiada” ou “açamaiada”? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
“Assamaiada” ou “açamaiada”?

Agradecia indicação correcta da ortografia e origem provável da palavra em epígrafe. Sei que a palavra em questão corresponde ao arregaçar, pelas camponesas, das suas saias que, para não prejudicar os seus movimentos de trabalho, as atavam a meio com uma fita de pano ou corda. Isto faziam as minhotas, bem como as “gaibéuas” e “ratinhas” nos campos da Borda d’Água (Ribatejo) e Alentejo.

Aires Henriques Portugal 2K

Consultadas pessoas da região do Vale do Tejo e da região do Mondego, estas informaram-nos de que actualmente já não se realizam as tarefas manuais que anteriormente eram executadas nas zonas dos arrozais.

Por este facto, não é corrente nem sequer conhecida a palavra “assamaiada” ou “açamaiada”.

Sugestão

Dado que nos é sugerida a prisão das saiais das trabalhadoras, talvez a palavra em questão tenha tido algum relacionamento com os verbos açaimar ou açamar derivados de açaime, açaimo ou açamo?

A. Tavares Louro