DÚVIDAS

As palavras sectorizar e sectorização

Segundo a Mordebe, as palavras "setorizar" e "setorização" não são aconselháveis em Portugal após a entrada em vigor do Acordo Ortográfico. Apreciaria que confirmassem esta informação, tendo a bondade de ver a "Lista de todas as palavras que mudam".

Muito obrigado.

Resposta

Assim é realmente. As palavras em referência continuarão a escrever-se com c, porque esta letra é pronunciada: se[k]torizar e se[k]torização (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa e Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora). No Brasil, escreve-se e escrever-se-á setorizar e setorização.

Assinale-se que as palavras sector e sectorial continuarão a ser escritas também com c em português europeu, embora a sua pronúncia possa variar, segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa: se[kt]or vs. se[t]or; se[kt]orial vs. se[t]orial. No Brasil, mantêm-se as grafias e as pronúncias setor e setorial.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa