As letras j ou g, ch ou x - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As letras j ou g, ch ou x

Sem usar dicionário ou conhecer a etimologia, como decidir entre o j ou g em palavras que, imediatamente após estas consoantes, vem a vogal i ou vogal e?

Analogamente, como decidir certo entre o emprego do ch ou x?

Mesmo que haja diversas exceções, existe alguma regra prática?

Antecipadamente, obrigado pela resposta.

Ari Turrer 6K

É de facto muito difícil sabê-lo, a etimologia é quase em 100% o que comanda tais distinções, geralmente ocasionadas pela evolução da Língua, quase sempre a partir do latim, segundo regras próprias da nossa gramática histórica. No caso de palavras de origem árabe é o x que aparece sempre, como em xarope ou enxofre (esta por acaso já vinha do latim, e o s de sulfure- tinha evolucionado). Até bastante tarde (e ainda hoje dialectalmente) o ch valia de tch, ao passo que o x nunca tinha (nem tem) este valor. O ch pode representar o qui dos Gregos (um k aspirado), mas também pode revelar em latim fl- (em chama), cl- (em chamar) ou pl- (pluvia- deu chuiva e chuva). O j quase sempre é a evolução do i semivocálico latino, mas pode ter outras origens (basiu- deu beijo e caseu-, queijo).

O melhor é mesmo estudar a gramática histórica portuguesa, por exemplo a de José Joaquim Nunes!

F. V. Peixoto da Fonseca