As formas verbais com sse ou com -se - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As formas verbais com sse ou com -se

Faço sempre confusão entre escrever as palavras com sse ou -se.
A primeira opção penso que se utiliza para indicar uma possibilidade. Mas nem sempre consigo entender quando a utilizar.

Gonçalo Marques Portugal 13K

As palavras, ou melhor, os verbos escrevem-se com -ss-, quando se trata de uma palavra só, e com -se, quando são duas palavras. No primeiro caso, estamos perante o imperfeito do conjuntivo, que está muitas vezes associado, como o consulente indica, à expressão da condição em frases como:
– «Se eu pudesse, andava sempre a viajar.»
Mas há outras situações em que o imperfeito do conjuntivo se usa com outros sentidos:
– «Disseram-lhe que fizesse as análises com urgência.»
Repare-se que nos dois exemplos estamos perante uma palavra só: o verbo. No segundo caso, quando se grafa -se, temos duas palavras, um verbo e um pronome se em posição pós-verbal. Para saber qual a grafia que deve utilizar, poderá testar se o se que ouve é uma palavra independente. Se assim for, ao colocar o verbo na forma negativa o se virá para uma posição anterior ao verbo e, nesse caso, deverá assinalar que se trata de uma palavra diferente usando o hífen. Vejamos.
Lava-senão se lava;
Lavassenão lavasse.
Para além deste teste, pode ainda tentar ver qual é a sílaba mais acentuada do conjunto:
Lava-se; lavasse.
Se a sílaba mais acentuada, ou mais forte, ficar imediatamente antes do som se, estão escreva -sse. Caso contrário, escreva -se.

Edite Prada