Formalmente, o seu nome é Archimedes, como está registado na sua certidão de nascimento, embora eu recomende que assine Arquimedes.
Acontece, porém, que é Arquimedes a forma como este antropónimo aparece registado do Vocabulário de Rebelo Gonçalves, respeitado ainda hoje como ortografia oficial. É Arquimedes que aparece também registado no último Dicionário Universal, da Texto Editora. E em nenhuma destas obras se aceita já Archimedes.
É facto que a norma ortográfica em vigor permite que cada um assine o seu nome de acordo com o registo oficial desse nome, mas nesta norma não existe já o digrama ch com valor de ¦k¦; digrama que, antes de i, foi, na Reforma de 1911, substituído oficialmente por qu na língua portuguesa. Segundo esta Reforma, ortograficamente Arquimedes é exactamente o mesmo que era Archimedes, e não é por alguém ter sido Archimedes que deixa de ser hoje Arquimedes.
Mas se na repartição militar não se convencerem, assim, da identidade do nome, e que se trata da mesma pessoa, na conservatória onde foi feito o registo de casamento, provavelmente terá de obter a confirmação escrita de que o Arquimedes casado era a mesma pessoa que o Archimedes da certidão de nascimento.
Ao seu dispor,