DÚVIDAS

Ao depois

Os meus pais utilizam muitas vezes a expressão "ao depois" para dizer "há pouco tempo", "há bocado" mas nunca sube se era correcto ou não. Estudei português no estrangeiro e sempre tive receio de fazer essa pergunta aos meus professores. Sei que esta expressão existia no século XVI.

Obrigadíssima.

Resposta

Napoleão Mendes de Almeida, no seu Dicionário de Questões Vernáculas, diz, na entrada Ao depois, o seguinte:

«Não se pode considerar errada a locução adverbial ao depois; encontra-se no Laudelino Freire, que após oferecer o significado (posteriormente, mais tarde, depois) dá um exemplo de Gonçalves Dias: 'Deixando para ao depois tratar dos motivos que tiveram ou poderiam ter estes viajantes'.

«Citado por Botelho do Amaral, Catulo traz: 'Eu senti muita alegria, mas ao despois… – onde vemos a expressão à caipira, com um epêntese que o próprio Camões sempre usou 'Que despois de morta foy Rainha', forma igualmente usada nas Ordenações Afonsinas: '… para se ao despois poder voar se obrou em ello como devia' (…). Uma vez eliminado o s da forma epentética, nada há que impeça o emprego da locução.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa