DÚVIDAS

Análise morfológica de incicatrizável, incentivador, gesto e padeiro

Considerando as palavras: «Incicatrizavel», «incentivador», «gesto», «padeiro» Como se identificam e classificam os constituintes de cada uma das unidades lexicais? Morfologicamente como se classificam as unidades quanto ao seu processo de formação? Como se classificam quanto à especificação categorial?

Resposta

Achei melhor numerar as suas questões de forma a organizar as respectivas respostas. 1. Como se identificam e classificam os constituintes de cada uma das unidades lexicais? [[in] prefixo [ [cicatriz] radical verbal [a] vogal temática ] tema verbal [vel] sufixo adjetival ] adjectivo ] adjectivo [[[incentiv] radical verbal [a] vogal temática] tema verbal [dor] sufixo adjetival ] adjectivo [[gest] radical nominal [o] índice temático] substantivo [[padeir] radical nominal [o] índice temático] substantivo 2. Morfologicamente como se classificam as unidades quanto ao seu processo de formação? O adjectivo incicatrizável é derivado por prefixação. O prefixo in- junta-se ao adjectivo cicatrizável. O adjectivo incentivador é derivado por sufixação. O sufixo -dor junta-se ao verbo incentivar. Os substantivos gesto e padeiro são palavras simples. 3. Como se classificam quanto à especificação categorial? Quanto à sua categoria, incentivador e incicatrizável são adjectivos, o primeiro masculino e o segundo de dois géneros, enquanto gesto e padeiro são substantivos concretos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa