DÚVIDAS

Aluga-se esta casa

A gramática diz que o se da construção "Aluga-se esta casa" é partícula apassivadora. Observe, porém, que a frase não equivale a: "Esta casa é alugada".
Uma casa que esteja para locação e que utilize esta frase provavelmente não receberá visitas de supostos interessados, uma vez que estes, ao lerem "esta casa é alugada", concluirão que tal residência já se encontra locada.
Diante desse fato (ausência de equivalência) como aceitar o se como particula apassivadora?
Como poderíamos então classificar (sintaticamente) tal pronome?

Resposta

Sim, este se é partícula apassivadora ou apassivante.
O facto de aluga-se ser igual a é alugada, não quer dizer que se empregue esta segunda passiva. Em Portugal ninguém diz: Esta casa é alugada, mas sim aluga-se. Julgo que no Brasil também não se diz é alugada. Se não se diz, também ninguém emprega esta passiva. Se ninguém a emprega, não há mal-entendidos. Emprega-se, sim, noutros casos.
Mais ainda: a passiva é alugada não significa que já esteja locada, porque ser não significa estar. Se dissermos está alugada, então sim, já foi alugada.
Para empregarmos o verbo ser significando que já está alugada, diremos doutra maneira: esta casa foi alugada, está alugada, alugou-se.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa