As siglas são uma convenção. Por exemplo, a abreviatura de Lisboa é Lx., mas compreende-se que para muita gente isso seja confuso, porque o x deixou há muito de figurar na grafia da palavra. Lx. provavelmente não dirá nada, por exemplo, para muitos brasileiros.
Se for convencionado numa comunidade que a sigla de S. Paulo é SP, não vejo inconveniente, desde que seja um signo em que toda essa comunidade se entenda. Mas para mim, por exemplo, SP não representaria essa ideia: eu ficaria na dúvida entre Sentidos Pêsames, ou Santo Padre. Como abreviatura de S. Paulo, preferiria S. P.lo (com lo em índice superior). Mas peço aos nossos consulentes que forem habitantes desta notável cidade o favor de nos indicarem qual a sigla que usam, para ajudarmos melhor o nosso companheiro de dúvidas.
N. E. — O consulente Márcio Neves Cardoso enviou o seguinte comentário (30/04/2011): «Sou paulista e paulistano (nasci no estado de São Paulo, particularmente na cidade de São Paulo), filho de pais portugueses e, atualmente, vivo no Porto. Com relação à abreviatura da cidade de São Paulo, penso que do ponto de vista formal, o que é possível é «S. Paulo», uma vez que, oficialmente, a sigla SP designa o estado de São Paulo. O que não quer dizer que numa T-shirt de uma pessoa, em que venha escrito «Eu amo SP», não se tenha a clara percepção que se está a referir à cidade de São Paulo. Penso que o mesmo acontece com a cidade de Nova Iorque, que também é capital do estado americano com o mesmo nome.»
Ao seu dispor,