A vírgula, de novo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A vírgula, de novo

Gostaria de saber mais informações sobre o emprego de vírgula, onde ela é usada com mais frequência e, se puder, também um tipo de exercício para colocar a vírgula no lugar certo.

Paulo Leonardo Benatto 2K

Da maneira como pede que o ajudemos, teria o Ciberdúvidas de expandir a teoria, quase completa, sobre o emprego da vírgula. Ora isto não pode ser, porque o fim para que foi criado o Ciberdúvidas foi apenas para tirar dúvidas sobre a língua/linguagem. E note-se que o livro que tenho aqui sobre a pontuação, só no respeitante à vírgula, tem 31 páginas. Resumindo, direi:

a) É falsa a doutrina de que a vírgula indica a mais pequena pausa.

b) A vírgula, numa frase, separa os elementos dessa frase, que são as orações.

Mas temos de saber quais as orações que se separam e as que não se separam. Exemplo: não se separa o verbo de sua oração integrante.

A vírgula, numa oração, emprega-se para separar os elementos dessa oração.

Mas é preciso saber quais os que devemos separar e os que não devemos. Está, por exemplo, erradíssimo o emprego da vírgula nestas frases extraídas de jornal: «Mas, o divórcio aconteceu». «A exposição Agro-Pecuária, deve repetir-se este ano (...)».

José Neves Henriques