A sintaxe do verbo conduzir - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A sintaxe do verbo conduzir

Alguém me sabe indicar se o verbo «conduzir» se rege apenas pela preposição  «O João conduziu a irmã a casa» –, ou se também se pode reger pela preposição para?

A frase «Esse objetivo tem conduzido o Rui para mais altos destinos» está correta, ou deveria ser «Esse objetivo tem conduzido o Rui a mais altos destinos», modificando, assim a preposição?

Obrigado.

André Santos Analista Lisboa, Portugal 360

O verbo conduzir, enquanto verbo transitivo com significado de «dirigir e levar, ou acompanhar (alguém ou alguma coisa)»,  pode ser regido pelas seguintes preposições: 

(i) conduzir a – «esta rua conduz à igreja»

(ii) conduzir para – «A má gestão conduz a empresa para a falência». 

Quanto à frase apresentada – «esse objetivo tem conduzido o Rui para/a mais altos destinos»  é correto o uso das duas preposições, sendo que o sentido é o mesmo: levar

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição
Campos Linguísticos: Regência