A pronúncia do topónimo Amor (Leiria, Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia do topónimo Amor (Leiria, Portugal)

Como se pronuncia correctamente o nome de Amor, freguesia do concelho de Leiria? Oiço frequentemente, até em publicidade radiofónica, a pronúncia "Ámor", que não me parece correcta. Podem esclarecer-me?

Muito obrigado.

Pedro Neto Formador Leiria, Portugal 1K

Segundo o Dicionário Etimológico Onomástico da Língua Portuguesa (2003), de José Pedro Machado, o nome Amor, como «topónimo. Leiria», surge com as seguintes indicações: «Amor (à … ô). Do lat. adamōre-, tornado Aamor, donde Amor com a aberto, mas átono.»

Portanto, a pronúncia correcta para esse topónimo implica a abertura do a inicial da palavra, tornando-a distinta da do substantivo amor, derivada de amōre-, termo este que designa um sentimento.

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: nome próprio