DÚVIDAS

A pronúncia de anéis

[A minha dúvida] diz respeito às realizações do ditongo [ɛj] como em anéis.

Segundo um manual de recente publicação (Manual de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa de Fails e Clegg publicado em 2021), na supracitada sequência também pode ocorrer a abertura da vogal, resultando em [ɐˈnɐjʃ].

Esta afirmação não se confirma em nenhuma fonte representável sobre a fonética ou fonologia do português de publicação recente que pude consultar [...].

Não tendo encontrado evidências contundentes a este respeito, pergunto-vos, mais uma vez, se a realização de éis como [ɐjʃ] pode ser considerada normativa no português europeu.

Obrigado.

Resposta

Atualmente, os ditongos finais [ɐj] e [ɛj] tendem a neutralizar o seu contraste em [ɐj], pelo menos, nas variedades do litoral centro-sul de Portugal. Por outras palavras, o plural anéis pode soar "anéis", com "é" aberto, ou "anâis", com ditongo "âi".

Esta oscilação tem registo recente na Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013-2020, p. 3292).

Sobre [ɛj] > [ɐj], não encontramos doutrina normativa nem antiga nem recente que a censure. As duas pronúncias estão, portanto, corretas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa