DÚVIDAS

«À procura/espera de ti» ‘vs.’ «À tua procura/espera»

Gostava que me explicassem se ambas as situações a seguir indicadas estão correctas ou deve usar-se apenas uma delas: a) O João anda à tua procura. b) O João anda à procura de ti. c) A Maria está à tua espera. d) A Maria está à espera de ti. Há outros verbos que, sendo regidos por «à» ou «de», podem provocar esta mesma confusão. Como agora não me lembro de nenhum, agradeço que na vossa explicação os indiquem, se necessário.

Resposta

Algumas locuções prepositivas apresentam a substituição do pronome oblíquo tónico (ti, mim, você, etc.), que deve seguir a preposição e com ela formar o complemento nominal de um substantivo («à procura de mim»/«à espera de mim»), pelo pronome possessivo correspondente (teu/tua, meu/minha, seu/sua, etc.). Assim, nos exemplos que a consulente apresenta, as duas situações estão correctas. Nas situações a) e c) temos o possessivo que substitui o pronome oblíquo em b) e d). Podemos ter outras situações como: 1. a) O João espera notícias tuas. b) O João espera notícias de ti. 2. a) Isto aconteceu por vossa causa. b) Isto aconteceu por causa de vocês. 3. a) Esta homenagem foi feita em teu louvor. b) Esta homenagem foi feita em louvor a ti. 4. a) O carro está mesmo em frente de ti. b) O carro está mesmo na tua frente. 5. a) Ao lado de mim estão sentados todos os vizinhos da Ana. b) Ao meu lado estão sentados todos os vizinhos da Ana. 6. a) Esta situação ocorreu em favor de nós. b) Esta situação ocorreu em nosso favor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa