A nível/em nível - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A nível/em nível

Sei que não é certo dizer "a nível de mundo", mas acredito ser correto dizer "a nível mundial". Estou certa ou neste caso também não cabe o "a" e sim o "em"?
   Qual é a regra que explica isso?

Lydse Ida Brasil 4K

A palavra nível significa em muitos casos altura, quer seja altura em medida, quer seja com significado de importância, valor. Nestas circunstâncias, emprega-se a preposição a, geralmente:

  1. Eu não estou ao teu nível, estou mais abaixo, porque és mais competente do que eu.
       Suponhamos que se está a falar das várias categorias, isto é, «alturas» de funcionários dum estabelecimento de ensino. Podemos, então, dizer:
  2. A nível de professores, Fulano é o mais competente.
       Noutras circunstâncias, podemos empregar a preposição em, quer simples, quer em contracção com o artigo definido, conforme os casos:
  3. Em nível mais elevado, encontra-se o Manuel.
José Neves Henriques