Pensamos que o professor pretenda ver discutida a questão da gramática enquanto conjunto de normas que regulam o uso de uma língua (gramática normativa). Note-se, contudo, que qualquer língua do Mundo é constituída por um reduzido número de sons e por um conjunto de regras de utilização desses sons isoladamente ou formando palavras e frases. Ao conhecimento dessas regras também se pode chamar gramática.
Crucial para a gramática normativa é a formação de um padrão linguístico ou de um modelo de linguagem aceite como correcto. Este modelo tem sido muitas vezes baseado em textos literários e nas formas de expressão da administração e das classes mais cultas e prestigiadas.
Além disso, desde a Antiguidade, a escrita tem permitido a diferentes povos dispor de um conjunto de sinais gráficos que permitem a transmissão das palavras, por escrito, a grande distância. Mas para que a escrita seja mais eficaz, facilitando a comunicação, devemos conhecer bem o vocabulário e as regras de combinação dos sons, das letras e das palavras que são aceites pela nossa comunidade linguística.
Por tudo isto, o conhecimento da gramática normativa é fundamental para se aceder às exigências das nossas sociedades. Quem tiver apenas um vocabulário reduzido e não conhecer todas as regras gramaticais está limitado a exercer apenas tarefas básicas.