A grafia de velociraptor - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia de velociraptor

Muito agradecia que me esclarecessem sobre a maneira correcta de escrever em português velociraptor, um dos dinossauros do Cretáceo. Não deveria ser "velocirraptor", dado o erre estar entre duas vogais e a sua pronúncia ser, invariavelmente, "velocirraptor"?

Renovo os meus agradecimentos e aproveito o ensejo para vos cumprimentar e vivamente vos elogiar, pelo excelente e já imprescindível serviço que prestam à língua portuguesa!

Júlio Pinto Reformado Lisboa, Portugal 2K

A aquipa do Ciberdúvidas agradece, antes de mais, o seu simpático elogio.

Quanto à sua questão, a espécie de dinossauro aparece registada nas suas duas variantes: velociraptor e velocirraptor, sendo a primeira mais usada. Note-se que acontece o mesmo com a palavra dinossauro (variante mais usada que dinossáurio).

Consideramos mais correcta a variante velociraptor, já que advém do nome científico Velociraptor mongoliensis, que pertence à classe dos terópodes, «subordem de répteis diapsidas, arcossauros, que compreende dinossauros bípedes e carnívoros ou quadrúpedes e herbívoros, dotados de cintura pélvica semelhante à dos demais répteis, com o púbis direcionado para a frente. Obs.: cf. ornitisquianos, sauropodomorfos, terópodes»1.

Desta forma, também a pronúncia deve ser a de "velociraptor", com [ɾ], como em caro, e não a de "velocirraptor", com [R], como em carro. Compreende-se, contudo, que a maioria das pessoas pronuncie "velocirraptor", devido à composição da palavra, que integra o termo raptor, tal como a espécie utahraptor: «Raptor - Rubrica: ornitologia: espécime dos raptores (...) m. q. ave de rapina (...) antiga ordem de aves, que compreendia os falconiformes e estrigiformes.»2

1 Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

2 Idem

Ana Carina Prokopyshyn
Classe de Palavras: substantivo