DÚVIDAS

A função sintática de feia

Na análise da oração «minha casa é feia», o termo feia é um predicativo do sujeito; porém, no caso de uma inversão como a seguir, sua classificação geraria uma ambiguidade.

 

Ex.: «Minha casa feia é.»

A palavra feia poderia ser classificada como adjunto adnominal devido à sua proximidade com o substantivo, parecendo, dessa forma, gerar uma frase sem predicativo; e, também, ser classificada como um predicativo fora de sua posição comum.

Eu poderia pôr o termo feia entre vírgulas? Mas, nesse caso, estaria separando o predicativo do verbo. O que seria sintaticamente errado, pois o predicativo é um argumento.

Resposta

O verbo copulativo ser seleciona um predicativo do sujeito, pelo que uma frase em que ocorra o referido verbo sem um predicativo do sujeito será, em princípio, uma frase incompleta. Com este pressuposto, dificilmente se poderá dizer que «feia» em «minha casa feia é» é ambígua: na verdade, «feia» tenderá a ser interpretada como predicativo, de modo a completar a frase.

Não se deve colocar o predicativo entre vírgulas, se este preceder imediatamente o verbo copulativo, mas ocorre com vírgula se se encontrar à cabeça da frase (construção de topicalização; cf. Textos Relacionados): «Feia, a minha é.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa