Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A formação da palavra pormenor

Gostaria que me esclarecessem sobre o processo de formação da palavra pormenor. É um processo de composição?

Obrigado

Luís Pereira Professor Coimbra, Portugal 610

A palavra pormenor é formada a partir da união de duas formas de base, característica das palavras compostas, como se verifica no Dicionário Terminológico.

O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, apresenta pormenor formado por por (preposição) + menor (adjetivo).

O Dicionário Houaiss considera que há uma contração das duas palavras. Exemplo:«Não posso encarecer a vossa senhoria quanto estimei, e se estimou n'este collegio, a relação pormenor do exercito que sua excellencia tem prevenido para esta campanha.», Pe. Ant.º Vieira (séc. XVII)*

Seguindo esta perspetiva, será uma composição morfossintática (formação de uma palavra a partir de duas ou mais palavras).

 

*António Vieira, Cartas, n.º 28, ed. de 1854.

Maria Eugénia Alves
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Morfologia Campos Linguísticos: Composição