DÚVIDAS

A definição de traços distintivos

Pretendo fazer um trabalho sobre os traços fonológicos.Já tenho a denominação dos mesmos, mas não sou capaz de encontrar a definição para cada um deles. Pretendia que me auxiliassem nesta tarefa, da forma que vos fosse possível. Grata pela atenção dispensada.

Resposta

Como compreende, não podemos intervir na elaboração do seu trabalho, mas podemos dar alguma ajuda quanto à definição do que pede, dentro do âmbito do Ciberdúvidas. Procurando ser prático, recomendo-lhe para já a consulta de Maria Helena Mateus et aliae, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, e do Dicionário de Termos Linguísticos. Por outro lado, e procurando ser sintético, penso que está referir-se aos traços distintivos, designação que é usada por Mateus et aliae (2003) para referir as características a nível da articulação, da acústica e da percepção dos segmentos fonológicos. Estes são definidos como «as mais pequenas unidades da língua»; organizam-se em sistemas e estão sujeitos a certos processos e regras.Note-se que os traços distintivos são «binários, e a sua presença ou ausência indica-se, respectivamente, por [+] e [-]» (Mateus et aliae 2003: 996). Constituem um repertório universal, incluindo tantos subconjuntos quantas as línguas que se falam no mundo. Os traços distintivos necessários para a descrição dos segmentos fonológicos do dialecto-padrão do português europeu são os seguintes (cito Mateus et aliae 2003: 998/999; os caracteres a negro estão em itálico no original): «Consonântico ([cons)]: [+consonântico] indica a existência de uma obstrução à passagem do ar, no tracto vocal (p. ex. [p] é [+consonântico]).Soante ([soan]): [+soante] indica a existência de uma vibração espontânea das cordas vocais, i. e., uma passagem livre do ar (p. ex. [l] é [+soante]).Vozeado ([voz]): [+vozeado] indica uma vibração das cordas vocais que pode ser espontânea, o que sucede com todos os sons [+soantes], ou pode ser voluntária, na produção dos sons que são [-soantes] e [+vozeados] (p. ex. [b] é [-soante] e [+vozeado]).Anterior ([ant]): [+anterior] indica que o corpo da língua se move horizontalmente, posicionando-se na parte frontal da boca (p. ex. [s] é [+anterior]).Recuado ([rec]): [+recuado] indica que o corpo da língua se move horizontalmente, posicionando-se na parte posterior da boca (p. ex. [k] e [u] são [+recuados]).Coronal ([cor]): [+coronal] indica que a coroa da língua se eleva, quer produzindo uma obstrução (p. e. [d] ou [t]) ou simplesmente restringindo a passagem do ar (p. ex. [s] ou [ʃ]).Alto ([alt]): [+alto] indica que o corpo da língua se abaixa na parte dianteira ou posterior da boca (p. e. [a] é [+mais baixo]).Arredondado ([arr]): [+arredondado] indica que os lábios se projectam e se arredondam (p. ex. [o] é [+arredondado]).Nasal([nas]): [+nasal] indica que o ar sai simultaneamente pela boca e pelas fossas nasais (p .ex. [n] é [+nasal]).Lateral ([lat]): [+lateral] indica que o som sai pelos lados da língua (p. ex. [l] é [+lateral]).Contínuo ([cont]): [+contínuo] indica que o ar sai sem oclusão no tracto vocal (p. ex. [s] ou [a] são [+contínuos]).» Desejo-lhe um óptimo trabalho.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa