"@" e arroba - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
"@" e arroba

Para acrescentar às perguntas sobre este "famoso" símbolo, foi-me referido por um colega que o uso do "@" no correio electrónico provém de um mero acaso.

O "@" já existia nos teclados pelas razões apontadas. Nos primórdios do actual "e-mail" era necessario um símbolo que já existisse mas que fosse de escassa utilização para funcionar como "separador" entre o nome e o destino. A escolha recaiu quase inevitavelmente sobre o "@", uma unidade de medida já então pouco usada (hoje praticamente desconhecida).

Gilberto Campos Portugal 2K

Agradecemos mais esta contribuição para o esclarecimento do símbolo designado por arroba. As generosas respostas ao nosso pedido de ajuda neste tema foram tão numerosas e úteis, que nos sentimos encorajados a repetir mais vezes o pedido de colaboração, aos companheiros de estudo da língua, sempre que nos faltem elementos para uma resposta completa.

D´Silvas Filho