Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
Rui Ferreira Operador de hipermercado Santo Tirso, Portugal 46K

Porque é que se considera incorrecto dizer "houveram" (e com razão) e... aconteceram/ocorreram, que também são verbos impessoais, já não?

João F. Branco Professor e investigador universitário Lisboa, Portugal 5K

Tendo acabado de adquirir o recentíssimo Dicionário Houaiss – Sinónimos e Antónimos (Círculo de Leitores/Instituto Antônio Houaiss, Lisboa/Rio, 2007), verifico, com estupefacção, que o termo planeta é referido como substantivo feminino. Estando excluída a hipótese de se tratar de uma gralha tipográfica (uma vez que tal é reafirmado no próprio texto de introdução assinado por Mauro de Salles Villar) e tendo em consideração o grande prestígio do dicionário em questão, gostaria de saber se há alguma justificação para este facto. Atenção: não se trata da veste litúrgica (palavra, essa, sim, pertencente à classe gramatical s. f.). Não ignoro o facto de, antigamente, planeta ter sido substantivo feminino. Mas será que alguém se lembrou de introduzir nova mudança? Note-se ser suposto tratar-se do melhor dicionário de sinónimos da língua portuguesa. Recordo que o Houaiss, dicionário geral, indica, como é de esperar, tratar-se de um substantivo masculino. Que me dizem?

Leonel Cruz Portugal 61K

 Agradecia que me elucidassem se, no exemplo a seguir exposto, o adjectivo se encontra no grau normal ou no superlativo absoluto analítico: «A maçã é pouco doce.»

Carina Lopes França 10K

 Estou a fazer uma tradução de teor jurídico e aparece a sigla C. R. C., no seguinte contexto: «enviar os C. R. C. dos arguidos». A que corresponde essa sigla?

Obrigada.

Hélder Teixeira Professor Madeira, Portugal 7K

Tenho-me debatido, ao estudar os processos de neologia, com algumas dúvidas acerca da inclusão ou não da abreviação como um processo neológico. Empiricamente, parece-me evidente, mas o termo não aparece especificado na TLEBS, o que me faz estar relutante quanto à sua utilização. De uma forma geral, as novas edições das várias gramáticas disponíveis em Portugal continuam a falar de abreviação ou redução de palavras, bem como já li, também, truncação. Portanto, deve-se continuar a entender as palavras abreviadas como constituintes da neologia? Muito obrigado.

Natália Lindo N/I N/I, Portugal 13K

O nome camelo (animal) é uniforme ou biforme? Da mesma forma, poderá considerar-se uma variação em género para o nome marinheiros?

Letícia Nascimento Estudante N/I, Brasil 8K

Gostaria de saber a classe gramatical da expressão «cerca de».

Elenice Nascimento Brasil 7K

Queria saber se existe alguma diferença na classificação gramatical das seguintes frases:

«Quem será o presidente do Brasil? Espero que seja quem apresentar o melhor plano de governo.»

Fernando Pestana Professor Rio de Janeiro, Brasil 2K

A minha dúvida está na análise sintática de uma palavra no seguinte contexto: «Os homens aguardam que o garoto leve solene o copo de água até à boca», qual a função sintática de “solene”, adjunto adverbial ou predicativo do sujeito?

Desde já, grato.

Sofia de Castro Portugal 42K

Como devo dizer?

(i) Quer seja histórias, quer seja documentários.
(ii) Quer sejam histórias, quer sejam documentários.

Agradecida.