Viale Moutinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Viale Moutinho
Viale Moutinho
922

Viale Moutinho (Funchal, 1945) é um jornalista e escritor português. Durante a sua carreira profissional, assumiu cargos como o de diretor da Associação Portuguesa de Escritores e de secretário e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem várias obras editadas, nomeadamente: Urgência, livro de poesia de 1966, O jogo do sério, de 1974, Crónica do Cerco, de 1978, O Adivinhão e Adivinhas Populares Portuguesas, de 1979, entre outras.

 
Textos publicados pelo autor

Suponho que a questão está parlamentar e nacionalmente esquecida. Co-oficializado que foi o mirandês, parece que ninguém mais quer saber desse singular idioma lá das bandas de Miranda. Pois é, e não poucos se surpreendem quando encontram nos escaparates de algumas livrarias uma colecção de livros em mirandês, chancela Campo das Letras, onde avultam dois nomes: Fracisco Niebro (é assim mesmo e lê-se fra-cis-co-ni-bro) e António Bárbolo Alves. Daquele são Cebadeiros (poemas) e Las Cuntas do Tiu...