A pronúncia do português contemporâneo pode revelar-se bastante difícil para os falantes de espanhol e até de galego. A Através Editora, sediada em Santiago de Compostela, na Galiza, acaba de lançar A Pronúncia do Português Passo a Passo, um livro de dois professores de Português, Joseph Ghanime López e Valentim Fagim, bons conhecedores dos segredos da fonética da língua portuguesa. Trata-se de dois profissionais com grande experiência, o primeiro na Escola Oficial de Idiomas da Corunha e o segundo, autor de vários livros de reflexão linguística e didática, Escola Oficial Escola de Idiomas de Santiago de Compostela. Além disso, Ghanime López e Fagim têm-se distinguido no ativismo em prol da aproximação do galego ao português.
No texto de apresentação da obra, justifica-se a escolha do tema, a pronúncia do português, «frequentemente apontada como uma dificuldade», o que levou, dizem os autores, a conceber este manual «como uma carta náutica para acompanhar a sua aprendizagem», tendo como «porto de destino [...] a aquisição de uma pronúncia adequada do ponto de vista comunicativo».
Quanto ao público-alvo deste conjunto de descrições e exercícios, esclarece-se que «O livro, escrito em português, poderá ser aproveitado por estudantes de qualquer lugar do mundo e com perfis diversos». Assinala-se, no entanto, que «alguns dos esclarecimentos visam [...] facilitar o caminho a um público-alvo mais específico: as pessoas que, ao começarem a aprender português, têm como língua de referência o castelhano, ou a ortografia mais frequentemente usada do galego».
Constituído por 26 capítulos, o volume dá primazia à maior dificuldade de aprendizagem dos estudantes da Galiza e doutras regiões de Espanha: o sistema de vogais do português, sobretudo na modalidade falada em Portugal, em que a pronúncia de segmentos átonos é bastante fechada. Também a este respeito, o Prólogo (pp. 9-17) constitui uma aturada fundamentação das opções tomadas neste livro, pensado «passo a passo», em que cada capítulo se desdobra em quatro secções: "Foco" ; "Pormenor" (explicações com mais pormenor); "Marrar e desamarrar" (síntese da ideia central), um título que joga com o uso familiar de marrar, «estudar muito» (exercícios práticos com soluções); e, remetendo para a metáfora da «carta náutica» na base da conceção deste livro, "Grumete" (revisão e reflexão sobre o conteúdo abordado). O manual é complementado por ficheiros de áudio que se encontram em linha.
Uma iniciativa louvável, portanto, que é também uma maneira de tornar acessível uma língua com que outras na Península Ibérica têm laços estreitos, destacando-se, pela extrema proximidade, o idioma vernáculo da Galiza.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações