Thaís Nicoleti de Camargo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Thaís Nicoleti de Camargo
Thaís Nicoleti de Camargo
1K

Thaís Nicoleti de Camargo é professora de português. É consultora de língua portuguesa no jornal Folha de S. Paulo e escreve sobre este tema na coluna Vale a Pena Saber e na Redação do Leitor, o que deu origem ao livro Redação Linha a Linha.

 

 

 
Textos publicados pela autora

Parece piada, mas o assunto é sério. Há dois meses, o governador José Roberto Arruda (DF) fez publicar no Diário Oficial do Distrito Federal decreto em quem "demite" o gerúndio dos órgãos do governo da unidade federativa que administra. Especifica, no artigo 2.º do decreto número 28 314 de 28 de setembro de 2007, que «fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de ineficiência».