Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pêro de Magalhães Gandavo
Pêro de Magalhães Gandavo
441

Pêro de Magalhães Gândavo (Braga, 1540 – 1580) foi um historiador e cronista português, professor de Latim e Português no norte do país e secretário na Torre do Tombo. É autor do livro História da Província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, obra que narra o estabelecimento dos portugueses na América e que retrata as plantas, os indígenas e os animais do país.

 
Artigos publicados pelo autor

Este trecho é tirado do "Diálogo em defensão da língua portuguesa", e reproduz uma fala da personagem Petrónio, em resposta a Falêncio, que dizia ser a língua castelhana mais suave e bem-soante que a portuguesa, e tanto, que muitos Portugueses escreviam em castelhano.