Pedro Sousa Tavares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pedro Sousa Tavares
Pedro Sousa Tavares
1K

Pedro Sousa Tavares (Lisboa, 1975) é um jornalista português. Colaborou n’O Independente, no Canal de Notícias de Lisboa (actual SIC Notícias), na Revista Xis e no Diário de Notícias, onde trabalha atualmente.

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo

Um balanço sobre a adoção do Acordo Ortográfico de 1990 nos ensinos básico e secundário, em Portugal, cinco anos depois da sua introdução oficial, publicado publicado no Diário de Notícias do dia 9 de maio de 2016, com a auscultação de vozes críticas e favoráveis desta reforma do português escrito, no seguimento das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, em Moçambique .

[Ver também: Acordo Ortográfico sob polémica presidencial]

A adopção dos novos manuais de Português do 8.º ano, adaptados à nova Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário (TLEBS), foi suspensa, pelo menos por um ano, pelo Ministério da Educação. A decisão, antecedida de negociações sobre a matéria, foi comunicada às duas principais associações de editores de manuais, numa nota onde se...

Imagem de destaque do artigo

O Ministério da Educação promete tomar uma "decisão final e definitiva" sobre o futuro da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) quando terminar o actual ano lectivo, não excluindo para já "qualquer cenário", desde a generalização dos novos termos gramaticais ao seu abandono ou reconversão total.