Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Nasceu em Cerdido (Corunha), em 1947. Tem formação em teologia, filosofia e filologia. Cofundador, na década de 70, em Roma, do grupo Os Irmandinhos. Em 1974, é um dos signatários do Manifesto para a sobrevivência da cultura galega, publicado em duas importantes revistas da época, a portuguesa Seara Nova, dirigida por Manuel Rodrigues Lapa, e a espanhola Cuadernos para el diálogo. Redigiu a primeira formulação ortográfica do reintegracionismo, publicada em 1976 na revista galega Grial e que acolhe a proposta de Rodrigues Lapa para adotar a língua portuguesa como forma culta das falas galegas, começando por uma aproximação ortográfica. Em 1977 recebe o Prémio Fernández Latorre de Jornalismo pelo seu artigo “Integración linguística galego-portuguesa”. Em 1981 está entre os primeiros membros da Associaçom Galega da Língua (AGAL). Primeiro presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) em 2008.
Professor de Português na Escola Oficial de Idiomas da Corunha (Galiza). Coautor de Quês e Porquês do Reintegracionismo (2014).
Professora de Português do ensino secundário aposentada, autora, entre outros livros, do Dicionário para chat, SMS e e-mail, do Dicionário da Internet e do Telemóvel, da antologia Que Língua@ Portugues@ no Ch@t da Internet? e de A Cibe@vó (estórias em bites e bytes).
Escritor e jornalista (1946). Tem obra traduzida em 25 línguas. Ganhou, entre outros, o Prémio Nadal, o Planeta e o Nacional de Narrativa,além do Miguel Delibes de jornalismo. Entre os seus romances, contam-se El desorden de tu nombre, El mundo o Que nadie duerma. Colaborador de diversas publicações e do programa A vivir, da Cadena SER.
