Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Professora na Universidade Federal de Campina Grande (Brasil).

Josué Machado, linguista brasileiro.

Escritor e jornalista (1946). Tem obra traduzida em 25 línguas. Ganhou, entre outros, o Prémio Nadal, o Planeta e o Nacional de Narrativa,além do Miguel Delibes de jornalismo. Entre os seus romances, contam-se El desorden de tu nombre, El mundo o Que nadie duerma. Colaborador de diversas publicações e do programa A vivir, da Cadena SER.

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Repórter da BBC Brasil, antes na revista Veja.

Jornalista do jornal Público.

Juliana Carpanez, editora do UOL Tecnologia.

Jornalista brasileira, licenciada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo).  Doutoranda em Migrações no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Júlio Brandão (Famalicão, 1869 – Porto, 1947) foi um escritor português. Professor e arqueólogo, foi também diretor do Museu Municipal do Porto e sócio da Academia Nacional de Belas Artes. Colaborou em diversas revistas portuenses, como A Águia. Entre 1929 e 1933, dirigiu a revista Soneto Neo-Latino. Da sua obra, destacam-se: O Livro de Aglais (1892), Mistérios da Rosa Branca (1898) e Nuvem de Oiro (1912).

Júlio Dantas (Lagos, 1876 – Lisboa, 1962) distinguiu-se como um dos maiores intelectuais do século XX. Foi médico oficial do Exército português, mas dedicou-se sobretudo à poesia, ao romance e ao jornalismo, ficando conhecido como dramaturgo com A Ceia dos Cardeais (1902). Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e embaixador de Portugal no Brasil, bem como diretor do Conservatório Nacional de Lisboa. A partir de 1922, presidiu a Academia de Ciências de Lisboa. Da sua obra, destacam-se: Paço de Vieiros (1903), O Reposteiro Verde (1921) e Abelhas Doiradas (1920).

Professor guineense. Licenciado (2017) em Língua e Cultura Portuguesas e Literatura Africana de Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior Tchico Té, de Bissau. Mestre em Português Língua Não Materna e Língua Estrangeira/L2 pela Universidade do Minho (Braga).