José Luís Fontenla (Pontevedra, 1944) é um escritor, poeta e pintor galego. Presidente da Comissão Galega do Acordo Ortográfico e das Irmandades da Fala da Galiza e Portugal.
Tem graduação em Letras, pela Universidade de Coimbra, mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo e doutorado em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Programa de Pós-doutoramento em Materialidades da Literatura. Em 2018 foi condecorado, pelo Ministério da Educação do Brasil, com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo. É um dos quatro redatores do componente de Língua Portuguesa na terceira versão da Base Nacional Curricular Comum (2016/2017) implementada em todo o território do Brasil. Foi também revisor do componente de Ensino Religioso da BNCC (2016/2017). É professor convidado do Museu de Arte Sacra de São Paulo. É autor de coleções, livros e outros materiais didáticos nas áreas de Língua Portuguesa, Educação e Ensino Religioso. É professor e coordenador do Núcleo de Extensão da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM (fonte: Escavador).
Jornalista, escritor e poeta angolano. Membro da União de Escritores Angolanos desde 1984, autor, entre outras obras, de Chuva Novembrina, Gíria de Cacimbo, Logaríntimos da alma, Poemas de amar e Ngoma do Negro Metal.
José Luís Peixoto, escritor português nascido em 1974 em Galveias (Ponte de Sor). Poeta e dramaturgo, é sobretudo ao romance que tem dedicado a sua atividade. Das suas obras, salientam-se Morreste-me, Nenhum Olhar (Prémio José Saramago 2001), Uma Casa na Escuridão, À Manhã, Cemitério de Pianos, Gaveta de Papéis, Cal.
Político português (PS), autor, entre outros livros, de Dicionário da Revisão Constitucional, Rumo ao Espaço Comum Informativo?, Roteiro Prático da Internet, A Questão do Aborto, Homo S@piens – Cenas da vida no ciberespaço e Eficácia e Transparência do Parlamento na Era Digital – Contribuição para uma estratégia de aproximação entre a Assembleia Nacional de Cabo Verde e os cidadãos.
José Manuel Fernandes (Lisboa, 1957) é um jornalista português. Foi redator de O Jornal e do Expresso, tendo sido co-fundador do Público, o qual dirigiu de 1998 a 2009. É professor convidado no Instituto de Estudos Políticos e na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, bem como no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É autor de vários livros, dos quais de destacam: A Aposta no Homem (1985), Serras de Portugal (1994) e Liberdade e Informação (2011).
Licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-presidente da Sociedade da Língua Portuguesa e cocoordenador editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
José Manuel Paquete de Oliveira (1936-2016). Sociólogo e professor jubilado do ISCTE, coordenou e dirigiu uma série de projetos de investigação na área da comunicação, tanto a nível nacional como internacional. Foi o primeiro provedor do telespectador na televisão portuguesa, na RTP (2006-2011) e foi provedor do leitor do jornal Público (2013-2016).
Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aqui, aqui e aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações