DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

José Carlos Abrantes, investigador universitário português para a área dos "media", provedor dos leitores do Diário de Notícias, autor do livro 1001 razões para gostar de Portugal.
Escreve no jornal digital português Observador.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado na mesma área pela Universidade de Toronto. Especializado em ginecologia, obstetrícia e genética médica. Presentemente é professor visitante no departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina 1 da Universidade de Medicina de Varsóvia.
Jornalista brasileiro, escritor, estudioso de história e do pensamento marxista. Autor, entre outro livros, de Biografia da nação: História e luta de classes, Os comunistas na Constituinte de 1946 e Contribuição à história do Partido Comunista do Brasil
José Castello (Rio de Janeiro, 1951) é um escritor, jornalista e crítico literário brasileiro. Formou-se em Teoria da Comunicação e em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhando, posteriormente, como cronista, repórter e jornalista em diversos jornais e revistas brasileiras. Atualmente escreve para O Globo, mantém uma oficina literária e escreve, completando a sua obra literária Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão (1993), Fantasma (2001) e Ribamar (2010).
José Craveirinha (Lourenço Marques, 1922 – Maputo, 2003) foi jornalista e um consagrado poeta moçambicano. Como jornalista colaborou nos periódicos como O Brado Africano, Notícias, Diário de Moçambique, entre outros. Como escritor publicou obras como Xigubo (1964), Cela 1 (1980) e Izbranoe (em língua russa, 1984), e foi premiado diversas vezes, enaltecendo a sua carreira enquanto escritor. Teve ainda um papel importante no movimento do reconhecimento dos escritores moçambicanos. Mais informação sobre o autor, na sua autobiografia e, ainda, aqui.
José Albano, (Fortaleza, 1882 — Montauban, França, 1923) foi um poeta brasileiro. Estudou em várias escolas da europa mas é no Brasil que inicia o curso de Direito que não conclui, dedicando-se, posteriormente, ao ensino no Latim. Teve ainda uma breve carreira no Ministério das Relações Exteriores, que viria também a abandonar para viajar pelo mundo. Da sua obra poética podemos contar com Rimas de José Albano – Cançam e Camoens (1912), Antologia Poética de José Albano (1918).
José Eduardo Agualusa, jornalista e escritor angolano, nascido no Huambo, em 1960. Alguns livros da sua vasta obra literária são, entre outros, Milagreiro Pessoal (2021), Os Vivos e os Outos (2020) O Vendedor de Passados (2004), depois de Catálogo de Sombras (contos, 2003), O Terrorista Elegante (2019, em coautoria com o moçambicano Mia Couto), O Ano em que Zumbi Tomou o Rio (2002), Estranhões e Bizarrocos (com Henrique Cayatte, 2000), Um Estranho em Goa (2000), Estação das Chuvas (1997), Nação Crioula (1998), A Feira dos Assombrados (1992), D. Nicolau Água Rosada e Outras Histórias Verdadeiras e Inverosímeis (1990), A Conjura (1989), O Livro dos Camaleões, (2015) Teoria Geral do Esquecimento (2018), Vidas e Mortes de Abel Chivukuvuku. Uma Biografia de Angola (2023) e Mestre dos Batuques (2024). Publicou ainda (em 1993) uma grande reportagem sobre a comunidade africana na capital portuguesa, Lisboa Africana, em colaboração com o jornalista Fernando Semedo e a fotógrafa Elza Rocha.
Professor de Português. Colabora no magazine digital NCultura.
Professor catedrático em regime de tempo integral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT). Investigador coordenador do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança (ULHT). Diretor dos mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Internacionais e da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais entre julho de 2012 e 31 de julho de 2015. Académico correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.
José Gil (Muecate, 1939) é um filósofo, ensaísta e professor português. Estudou Matemática na Universidade de Lisboa e Filosofia na Universidade de Paris, doutorando-se nesta área. Lecionou na Universidade de Paris VIII e trabalhou como tradutor também nesta cidade. Regressou a Portugal em 2003 exercendo a atividade de professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É ainda autor de uma vasta obra publicada, destacando-se La Crucifiée (1983), Fernando Pessoa ou a Metafisica das Sensações (1987) e Portugal Hoje: O Medo de Existir (2004).    
Escritor, analista e cronista. Colaborador do caderno Opinião do jornal Correio Braziliense.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa