DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

José António Lima é um jornalista português. Exerce a sua profissão no semanário Sol.
José António Pinto Ribeiro (Quissico, Moçambique, 1946) é um advogado português licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi professor em diversas universidades, nomeadamente naquela onde se formou, Assessor Jurídico, Ministro da Cultura entre 2007 e 2009 e comentador, colaborando com a TSF e a RTPN. É autor, ainda, de extensa bibliografia, nomeadamente: Empresas Públicas e Concorrência na CEE (1979), Lições de Direito Comercial (1983) e Notas sobre o crime de corrupção e poderes discricionários (1991).
Professor do  Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, Brasil.
José António Saraiva (Lisboa, 1948) é um arquiteto e jornalista português. É, atualmente, diretor do semanário Sol, jornal lançado por ele, e Professor convidado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo da sua carreia, exerceu funções em diversos jornais, entre eles, A Bola, Portugal Hoje e Diário de Notícias e publicou diversas obras: Do estado Novo à Segunda República (1974), O Último Verão na Ria Formosa (2001) e Documentos Diplomáticos (2009).
Oficial de Justiça português (aposentado), com especial interesse na Literatura Portuguesa (à descoberta da poesia do sec. XX) e colecionador e divulgador de vários temas (p.ex., sobre gatos e o que se lhes refere (desenho, pintura, fotografias, esculturas e outros objetos), tinteiros e almofarizes.
Docente da Universidade do Minho, membro do Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero-Americanos. Autor, entre outros livros, de Educação, Formação e Conhecimento, Inovar para mudar a escola e de Discursos e Lugares das Competências em Contextos de Educação e Formação.
Jornaista português, integra a  Direção do diário "i"
José Carlos Abrantes, investigador universitário português para a área dos "media", provedor dos leitores do Diário de Notícias, autor do livro 1001 razões para gostar de Portugal.
Escreve no jornal digital português Observador.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado na mesma área pela Universidade de Toronto. Especializado em ginecologia, obstetrícia e genética médica. Presentemente é professor visitante no departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina 1 da Universidade de Medicina de Varsóvia.
Jornalista brasileiro, escritor, estudioso de história e do pensamento marxista. Autor, entre outro livros, de Biografia da nação: História e luta de classes, Os comunistas na Constituinte de 1946 e Contribuição à história do Partido Comunista do Brasil
José Castello (Rio de Janeiro, 1951) é um escritor, jornalista e crítico literário brasileiro. Formou-se em Teoria da Comunicação e em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhando, posteriormente, como cronista, repórter e jornalista em diversos jornais e revistas brasileiras. Atualmente escreve para O Globo, mantém uma oficina literária e escreve, completando a sua obra literária Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão (1993), Fantasma (2001) e Ribamar (2010).
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa