Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Clarice Lispector (Chechelnyk, 1920 — Rio de Janeiro, 1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Além de escritora, Clarice foi colunista do Jornal do Brasil, do Correio da Manhã e Diário da Noite. Entre as suas obras publicadas encontram-se: Perto do Coração Selvagem (1944), A Paixão Segundo G.H. (1964), Um Sopro de Vida (Pulsações) (1978).

Nascida em 1939, é professora catedrática jubilada de Linguística Portuguesa, da Universidade de Coimbra, e investigadora do Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) da mesma universidade. As suas principais linhas de investigação são a Linguística Histórica (sobretudo as teorias da mudança linguística), a História da Língua Portuguesa, a Sociolinguística, a Dialectologia e a temática das Línguas em Contacto. Entre os seus interesses de investigação, sempre no âmbito do estudo da língua portuguesa, contam-se ainda a fonologia e morfologia históricas, a lexicologia e lexicografia históricas e a criação de infraestruturas filológicas para a investigação. Orientou numerosos seminários, muitos em cursos de doutoramento, nomeadamente nas Universidades de Santiago de Compostela e de Vigo, ou no âmbito de projetos de investigação (Universidade de São Paulo). Proferiu conferências em universidades estrangeiras e em outras instituições de Espanha (Universidade Complutense de Madrid, Universidades de Barcelona, Salamanca, Santiago de Compostela, Oviedo e Vigo), Alemanha (Universidades de Hamburgo, Tübingen, Göttingen, Leipzig e Humboldt de Berlin), Áustria (Universidade de Viena e Salzburg), Finlândia (Universidade de Helsínquia) e Brasil (Universidade de São Paulo – USP e Círculo Linguístico do Rio de Janeiro).

Jornalista portuguesa da agência Lusa.

Jornalista e doutora em Media Digitais; investigadora no Madeira Interactive Technologies Institute.

Filólogo, linguista e escritor, professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, autor, entre outros livros, de Estilística e DiscursoSintaxe Oração, Período, Texto e Exercícios com Respostas, de Nomenclatura Gramatical Brasileira, A Nova Ortografia – O que Muda com o Acordo Ortográfico e do Dicionário de Apelidos de Escritores da Literatura Brasileira e LínguaTransdiciplinaridade - Rumos, Conexões, Sentidos (em coautoria).

Mantém um próprio. Mais aqui, aqui e aqui.

Cláudio Moreno (Rio Grande do Sul) é um professor, escritor, colunista e ensaísta brasileiro. Em 1972 ingressou como docente no Instituto de Letras da mesma universidade. Coordena, atualmente, a área de Língua Portuguesa dos Colégios Leonardo da Vinci Alfa e Beta, de Porto Alegre. É professor regular das Teleaulas de Língua Portuguesa da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

Henrique Maximiano Coelho Neto (Caxias, 1864 – Rio de Janeiro, 1934) foi um escritor, político e professor brasileiro. Foi considerado o “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”, mas, desde o aparecimento dos modernistas, este caiu um pouco no esquecimento. Das suas obras fazem parte, entre outras, as seguintes: Rei Negro: Romance Bárbaro (1914), Fogo de Vista (1923) e Fogo Fátuo (1930).

Licenciada e Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora de PLE no Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da FLUL. Formadora certificada pelo IEFP.

Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas, que funciona junto do Ministério da Educação e goza de autonomia administrativa e financeira.

Courrier Internacional é uma revista lançada em 2008 pela Impresa. Apresenta uma seleção dos melhores textos jornalísticos publicados na imprensa estrangeira.

Cristina Carvalho (Lisboa, 1949) é uma escritora portuguesa. Publicou contos em vários jornais e revistas, nomeadamente para o Jornal de Letras e revista Egoísta. Também publicou romances, estando alguns destes integrados no Plano Nacional de Leitura, nomeadamente: O gato de Uppsala (2009) e Rómulo de Carvalho/António Gedeão (2012). Dos romances que não estão integrados no Plano Nacional de Leitura contamos com: Até já não é Adeus (1989), seu primeiro romance; Momentos Misericordiosos (1992); A Casa das Auroras (2011).

Cristina Figueiredo é jornalista do Expresso.