Mário Mesquita - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mário Mesquita
Mário Mesquita
813

Mário Mesquita (Ponta Delgada, 1950) é um jornalista português licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina. Enquanto jornalista trabalhou para jornais como o Diário de Notícias, o Diário de Lisboa e para o República. No entanto, além desta sua atividade principal, ainda se dedicou ao ensino, lecionando disciplinas ligadas ao Jornalismo e Comunicação Social, e à escrita, publicando livros Portugal sem Salazar (1973), O jornalismo em Análise (1998) e artigos científicos.

 
Textos publicados pelo autor

saudação@empreendimento.pt

Quebrou-se a maldição da letra «A»! Os académicos apresentaram ao país um dicionário de «A» a «Z» - de seu nome completo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa - com 70 mil entradas, raiz etimológica e transcrição fonética das palavras, pondo termo, com o apoio da Fundação Gulbenkian e de outras instituições estatais e privadas, a uma espécie de assombração com 222 anos de idade: a de não conseguir pa...