Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mário Barreto
Mário Barreto
530

Mário Castelo Branco Barreto (Rio de Janeiro 1879 – 1931), filólogo. Estudou no Colégio Militar e formou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Mas sua vocação para o magistério fê-lo passar a vida ensinando a língua portuguesa. Colaborou em vários jornais e revistas, sempre respondendo a questões de linguagem propostas por consulentes de todo o país. É autor de Estudos da Língua Portuguesa (1903), Novos Estudos da Língua Portuguesa (1911), Através do Dicionário e da Gramática (1927), entre outros.

 
Textos publicados pelo autor

Forjam-se neologismos todos os dias, e o pior é que nem sempre se podem gabar de felizes as novas criações. Topa-se agora com frequência nos noticiários do jornalismo o desgracioso verbo solucionar. Escreve um localista numa folha séria, sisuda, circunspecta e grave: "No propósito de solucionar simultaneamente a questão em todos os seus prismas, parece conveniente que o Congresso autorize o Governo a confiar o estudo deste assunto a um jurisconsulto de reconh...