“Modem” é um estrangeirismo que costuma pronunciar-se à inglesa, quer no singular quer no plural, com as vogais abertas, o “e” não nasalado e articulando-se o “m”. Trata-se, pois, de um estrangeirismo não assimilado ao sistema gráfico e fonológico português.
Como também se trata de um neologismo, ainda não há total consenso em Portugal, nem a respeito da sua grafia nem do respectivo plural.
Neste caso, como noutros de estrangeirismos não assimilados à nossa grafia, poderá seguir-se uma de duas regras: ou respeitar a forma de plural da língua de origem ou, simplesmente, acrescentar ao singular um “s”, marca do plural em português adequada aos termos estrangeiros não assimilados. No caso vertente, quer se siga uma, quer outra, o resultado é o mesmo: “modems”. Esta forma de plural vem registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa (2001).