Maria Lúcia Lepecki - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Maria Lúcia Lepecki
Maria Lúcia Lepecki
982

Maria Lúcia Lepecki (Araxá, 1940 – Lisboa, 2011) foi uma professora universitária brasileira. Para além de ser professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, deu várias conferências em universidades europeias, como em Oxford, Sorbonne ou Varsóvia. Recebeu o Prémio Nacional da Escrita (Brasil, 1977) e o Grande Prémio de Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores. Da sua obra, destacam-se: Eça na Ambiguidade (1974), Meridianos do Texto (1979).

 
Textos publicados pela autora

Um despacho da EFE informava, há cerca de um mês, o seguinte: «Dois senadores chilenos, tradicionais antagonistas políticos, deixaram de lado diferenças e aderiram a uma iniciativa espanhola para salvar palavras em "perigo de extinção", com o objectivo de enriquecer o idioma.»