Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Maria de Lurdes Rodrigues
Maria de Lurdes Rodrigues
160

Professora universitária portuguesa,  docente no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1986 e concluiu o seu doutoramento em Sociologia (1996) e prestou provas de agregação (2003). Ministra da Educação  no XVIII Governo Constitucinal (2005-2009). Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento entre 2010 e 2013. Autora e orientadora de vários trabalhos académicos sobre profissões e política de educação.

 

 

 

 

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo

«Ensinar a ler e a escrever uma criança que não fala português porque é outra a sua língua materna requer metodologias e técnicas de ensino diferentes das que são usadas no ensino de crianças que já falam a língua, ou para as quais o português é a primeira língua» – lembra Maria de Lurdes Rodrigues, professora do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e ex-ministra da Educação (2005-2009) em Portugal, a propósito do estatuto do português nos sistemas de ensino de países como Cabo Verde, Angola, Timor-Leste ou Moçambique. Texto publicado no jornal português Diário de Notícias em 12/4/2017.