Revista Letras Raras, periódico académico de Linguística e Literatura, do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade, da Universidade Federal de Campina Grande, no estado brasileiro da Paraíba, dedica o seu n.º 3 de 2024 à «complexa relação entre a aprendizagem de línguas e a dinâmica do ambiente acadêmico globalizado» (Apresentação). Os trabalhos coligidos distribuem-se por diferentes áreas: «internacionalização universitária, políticas linguísticas e multilinguismo, metodologias do ensino do português como língua estrangeira, elaboração didática a partir dos estudos bakhtinianos, aprendizagem do alemão através do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), plurilinguismo e a intercompreensão de línguas românicas» (ibidem).
O presente número compreende oito artigos, na sua maioria dedicados a questões do ensino da língua portuguesa nas universidades. Segue-se uma secção preenchida com seis entrevistas feitas a investigadores e professores universitários envolvidos no ensino e na promoção do português em várias universidades francesas (ver índice).
Neste conjunto, destacam-se os textos centrados na análise da diversidade da língua portuguesa ou das opções que se perfilam para a sua didatização e para a tomada de decisões quanto ao seu ensino no mundo académico. Contudo, no contexto do debate à volta da normativização do português nos diferentes países onde tem estatuto oficial, ganha relevo especial o artigo intitulado "A importância de não ser “pluricêntrico”:...