Textos publicados pelo autor
Ressaciado
Pergunta: O que significa a palavra "ressaciado" e qual a grafia correta?Resposta: É o particípio passado de ressaciar (saciar de novo; consolar; dar resposta a).
Ressaciado significa, pois, que se ressaciou; muito saciado.
Ressaciar é um verbo derivado de saciar (fartar; satisfazer; encher; matar a fome) com o prefixo re- (repetição, intensidade)....
«Em África» ou «na África»?
Pergunta: Numa das vossas respostas li que «na África morre-se de fome». Não deveria ser «em África»? E «em Espanha»? E «na Noruega»? Em ou na? Porquê e quando?Resposta: Tanto é correcto dizermos na África, na Espanha, como em África, em Espanha. Repare-se, por exemplo, como diz Camões n´Os Lusíadas:
a) «E, como por toda África se soa, Lhe diz, os grandes feitos que...
Direccionar ou dirigir?
Pergunta: Vendo e ouvindo futebol, na rádio e via TV, descobri que já não se diz que a bola foi dirigida à baliza, mas "direccionada"; que o jogador x está bem "posicionado" (em vez de colocado), com uma "postura" assim ou assado. Tem isto algum sentido?Resposta:
Direccionar é palavra correcta, mas usada no Brasil e já entre nós. Significa "dar direcção, orientação a; encaminhar, orientar, dirigir."
Posicionar é palavra correcta, do latim positione(m), posição+are, sufixo que forma o infinito dos verbos....
Sociais-democratas
Pergunta: Tenho muita pena mas a resposta a esta questão vem errada. Os "SD" não são "sociais". Ao contrário dos "democratas-cristãos" que são ambas as coisas (democratas e cristãos), os SD apenas advogam a preocupação do "social", o que é bem diferente. Deste modo, os SD não são democratas e sociais. Portanto, o único plural admissível do qualificativo "social-democrata" só pode ser "social-democratas".Resposta: 1 – Ainda os sociais-democratas
Uma coisa é o significado e o sentido duma palavra;...
Mais bem, mais mal
Pergunta: 'Mais bem' ou' melhor'?
'Mais mal' ou 'pior'?Resposta: Tanto é correcto mais bem como melhor. Mas é preferível usar-se mais bem, quando estas duas palavras formam corpo: mais bem feito. É como se disséssemos: feito mais bem. Costuma-se usar esta construção com o particípio passado dos verbos.
Com mais mal e pior, dá-se o mesmo: "Mais mal feito" é preferível a...
